O lugar do artista na sociedade
OS SOFRIMENTOS DO JOVEM WERTHER
CURITIBA
2015
THAMY THAIS RIBEIRO DA SILVA
ALINE CRISTIANE DORINI
PRISCILA ANTONELO
OS SOFRIMENTOS DO JOVEM WERTHER Trabalho acadêmico apresentado como requisito à obtenção de nota parcial da Disciplina de Textos fundamentais da Literatura, Curso de Letras: Português e Inglês, Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba - Inove.
Prof.ª: Jaqueline Koehler
CURITIBA
2015
INTRODUÇÃO
O romance do alemão Johann Wolfgang von Goethe, publicado em 1774, marco inicial do romantismo, conta a história de um suposto Jovem Werther, no qual envia por um longo período cartas ao narrador.
O romance discorre a respeito de várias questões, na qual, duas delas serão retratadas a seguir.
O lugar do artista na sociedade
Werther era um rapaz inquieto que durante seus poucos anos de vida não encontrou lugar na sociedade. Era dotado de grande sabedoria, no entanto pouca experiência prática, a função por ele exercida não exigia muito de seu intelecto, o que provocava no jovem certo desconforto, já que ele buscava o reconhecimento de todo o seu conhecimento. Na atualidade ainda persiste um certo tipo de preconceito por parte dos indivíduos que não possuem habilidade para as artes, o real incômodo destas pessoas se deve ao fato que a maioria dos artistas abandona o normativismo, ou seja, não precisam se prendem as