O livro dos quintais
f
Introdução
No âmbito da unidade curricular de Literatura para a Infância e Juventude, foram abordados diferentes géneros de obras literárias preferencialmente destinadas a crianças e jovens.
Para uma melhor visão do género literário álbum narrativo (“Picture Story Book”), neste trabalho, iremos fazer a análise do álbum intitulado "Livro dos Quintais" de Isabel Minhós Martins e ilustração de Bernardo Carvalho.
Ao longo do trabalho observaremos alguns detalhes técnicos, como a análise linguística do livro, as ilustrações, bem como a articulação entre as duas.
Procuraremos dar a nossa opinião acerca do livro e do que este nos transmite; enquadrando-a ao longo dos tópicos de análise.
Título: O LIVRO DOS QUINTAIS Texto: Isabel Minhós Martins Ilustrações: Bernardo Carvalho Data da edição: 2010 Editora: Planeta Tangerina Local de edição: Carcavelos O Livro dos Quintais é o segundo volume da trilogia Histórias Paralelas. Estas histórias têm como ponto comum o facto de partilharem o mesmo tempo ou espaço ou serem desconstruções das peças de cada livro. OS OUTROS VOLUMES: * As Duas Estradas * Trocoscópio As suas ilustrações foram selecionadas para a Exposição de Ilustração da Feira de Bolonha de 2011. Em Fevereiro de 2012 ganhou o prémio de Melhor design infanto-juvenil nos Prémios de edição LER/Booktailor 2011.
Faz parte do Plano Nacional de Leitura
* Capa e contracapa
N’O Livro dos Quintais a capa e a contracapa revelam uma continuidade ao nível icónico ainda que a contracapa, «inacabada», remeta para um mundo em construção, desafiando o leitor à participação e à criatividade.
De facto, os elementos constantes na capa e contracapa em articulação tornam-se importantes na medida em que nos sugerem uma pré-leitura do que podemos encontrar dentro do livro, antecipando hipóteses de sentido. O título simples antecipa a sua natureza narrativa: