Demerval saviani
Sabemos que a educação é uma prática humana, deste modo determinado por uma concepção teórica e pedagógica. Neste sentido, a humanidade construiu ao longo do tempo, pesquisadores; pensadores; teóricos, portanto teorias, que deram definições e conceitos a educação, e a escola. A educação sofreu várias modificações ao longo de sua trajetória, sabendo que por muito tempo foi concebida como arma para obter a hegemonia do país, acarretando num ensino totalmente desvinculado do real objetivo da escola, portanto da educação.
DEMERVAL SAVIANI
Bacharel e licenciado em filosofia pela PUC-SP, 1966; Doutor em filosofia da educação pela PUC-SP, 1971; Livre-docente em história da educação, pela UNICAMP, 1986; Professor titular da Universidade Federal de São Carlos-UFSC, EM 1975; Professor titular da PUC-SP, EM 1979; Demerval Saviani é autor de livros da maior relevância como ‘Educação Brasileira: estrutura e sistema’, ‘Educação: do senso comum à consciência filosófica’, ‘Escola e Democracia’, ‘Ensino Público e algumas Falas sobre Universidade’ ‘Política e educação no Brasil’, Pedagogia Histórico-crítica’ entre outros, que retratam a busca do autor por alternativas à pedagogia na perspectiva de aprofundar as discussões dessas teorias, detectando seus limites e buscando sua superação, abordando a pedagogia de forma esclarecedora e rica, desencadeando estudos aprofundados sobre a educação, política, história da educação, dono de frases de importância como “política e educação são faces opostas de uma mesma moeda” e oferecendo importantes contribuições e reflexões sobre a relação entre as discussões teórico-metodológicas na história e a forma como podem ser utilizadas para o enriquecimento da história na educação.
Saviani baseando-se no materialismo histórico de Marx, na concepção histórico-cultural de Vygotsky, e na concepção histórico-dialética de Gramisc, surgindo assim a Pedagogia Histórico-crítica, considerada um marco na história da educação brasileira. Com