O LIVRO DE ESTER
Introdução: O nome do livro traz, o nome da personagem central desta fascinante historia, pois este livro encontra-se parte no grupo dos 12 livros históricos do Velho Testamento. A personagem central tem por nome Hadassa que vem do hebraico, que significa “murta”, sendo que seu nome foi mudado para Ester, que em persa, significa “estrela”
O livro se divide em:
A providência de Deus no provimento de uma rainha (1.1-18)
A- Deposição de Vasti como rainha (1.1-22)
B- Ester é escolhida como rainha da pérsia (2.1-18)
A providência de Deus em meio de uma trama (2.19-4.17) A-mardoqueu salva a vida do rei (2.19-23)
B-A soberba de Hamã (3.1-15)
C-Mardoqueu convence Ester a interceder junto ao rei (4.1-17)
A providência de Deus no livramento do seu povo (5.1-9.32)
A-O primeiro banquete de Ester. (5.1-8) B- A evolução da trama de Hamã (5.9-14) C - A providência da insônia do rei (6.1-14) D - O segundo banquete de Ester. (7.1-10) E- O decreto do rei e a vitória dos judeus (8.1-9.16) F-A instituição da festa de purim (9.17-32)
A providência de Deus na elevação de Mardoqueu (10.1-3).
Autor: A pessoa que escreveu é desconhecida, mas podemos pressupor que foi escrito por algum judeu, que conhecia os costumes e as linguagens dos persas, contudo podemos ir mais profundo a pessoa que escreveu pode ter sido uma pessoa que tinha acesso aos arquivos reais, pois muito dos acontecimentos foram registrados.
Destinatário: Foi escrito para demonstrar a proteção e livramento de extermínio iminente do povo Judeu, mediante a intervenção de Deus através da rainha Ester. E também, para prover um registro e um contexto histórico das festas.
Comentário pessoal: O meu ponto de vista desta fascinante história é que notamos o cuidado providencial de Deus para com seu povo, pois em cada momento, tudo o que parece é que Deus não está participando da historia, todavia engano nosso, pois desde o começo se parar para analisar e ver cada