O linux é difícil?
Muitos usuários de um sistema operacional mais utilizado no planeta tem uma certa aversão ao sistema operacional Linux. Isto se dar porque eles não sabem o que o Linux realmente é hoje, um sistema operacional que não se resume a meras telas pretas de linha de comando para uso quase restrito de programadores e especialistas, e sim um sistema muito fácil de ser utilizado até mesmo por usuários leigos em informática. Vejamos o porque é fácil.
Interface gráfica
O mesmo dispõe de modernas e requintadas interfaces gráficas como KDE e Gnome. Os menus são organizados em categorias, como escritório, ferramentas, internet, gráficos, jogos, multimídia e etc. Além de dispor de ricos recursos de configuração e analise do sistema.
Instalação/Desinstação de ProgramasBoa parte das distribuições modernas de Linux contam o chamado LiveCD (CD Vivo). Com ele você pode experimentar o sistema sem fazer qualquer modificação no seu sistema atual. E se gostar, pode simplemente clicar em “Instalar no HD” para tê-lo em definitivo em seu computador. Caso resolva modificar o seu sistema, por instalar outro sistema operacional, lembre-se de fazer o backup de seus dados do sistema antigo. Para testar um LiveCD ou instalar um sistema Linux pelo CD, basta configurar a sua máquina para dar boot pelo CD no BIOS. Para entrar no BIOS dê CRT+ALT+DEL (Exatamente o mesmo procedimento que você faria para instalar o Windows). Ou se preferir peça que algum técnico em informática faça isso para você (pode ser algum amigo seu que entende um pouco de informática). Além disso, em várias distribuições é muito fácil instalar e desinstalar programas. De modo que você não precisa se preocupar com dependencias, onde deixou o arquivo de instalação, e coisas assim.
Configuração do SistemaO fato de existir modernas e robustas interfaces gráficas já facilita bastante o trabalho de configuração. Como se não bastasse, em sistemas como Ubuntu 9.04, é facilímo configurar uma rede de computadores