Cloud computing
• Introdução (O que é a Cloud)
As empresas se esforçam cada vez mais para reduzir os custos de computação. Muitas começaram a consolidar as suas operações de TI e mais tarde introduziram as tecnologias de virtualização. A Cloud Computing leva estes passos para um novo nível e permite que a organização continue reduzindo custos através da melhora na utilização, redução de administração e custos de infra-estrutura, e rápidos ciclos de desenvolvimento.
A Cloud computing é a convergência e a evolução dos diversos conceitos de virtualização, design de aplicações distribuídas, grade e de gestão empresarial de TI que permite uma abordagem mais flexível para a implantação e dimensionamento de aplicativos.
A Cloud visa a economia real de custos e a agilidade aos clientes. Através de computação em nuvem, um empresa pode implantar rapidamente aplicações que podem se expandir acompanhando o fluxo natural do ciclo de vida empresarial.
Tradicionalmente, uma vez que um aplicativo foi implantado, ele ficava vinculado a uma determinada infra-estrutura, e acabavam aparecendo problemas quando surgia a necessidade de atualização do mesmo. O resultado era a baixa eficiência, utilização e flexibilidade.
Os servidores Cloud, permite a implantação dinâmica de aplicativos para a infra-estrutura mais adequada em tempo de execução. Com isso, as aplicações podem ser atualizadas e ainda assim continuarão sendo executadas sem a necessidade dos tradicionais upgrades de servidor.
Os clientes podem desenvolver suas próprias aplicações para rodar em seus servidores Clouds, ou até mesmo utilizar algum Software como Serviço (SaaS), aplicações fornecidas ao público que são executadas em nuvem.
• Principais benefícios da Cloud
o Desvincular os serviços da infra-estrutura necessária para executá-los (Virtualização);
o Flexibilidade para escolher entre vários fornecedores que oferecem serviços confiáveis, ambientes de