O lexico na poesia de moreno pessoa
Valderi José de Araújo Júnior1
RESUMO:Este artigo trata sobre vida e obra de André Luiz de Oliveira, pseudônimo Moreno pessoa, autor de meta poesia, músico, compositor e escritor. Tem-secomo objetivo fazer uma analise detalhada sobre a estrutura, a estética, a essência contida em cada palavra, as mensagens transmitidas em cada poema, falando da natureza e do seu cotidiano, centrando-se em aspectos que levam o artista ao encontro de certas características típicas nas obras: “O suar da rosa”, “Beijo”, “Seiva de Pedra”, “Velejante” e “Do verbo- amor”, apoiando-se na professora doutora Elis de Almeida Cardoso Caretta, especialista com experiência em critica Estilística léxica, que tem como fundamento suas teorias para dissecação de cada poema, com o objetivo de revelar o que esta subentendido em cada palavra expressa pelo autor obtendo assim um melhor entendimento sobre os mecanismos utilizados em cada produção, e assim levando em consideração aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos, com combinações de palavras com sentido real e extralingüístico.
PALAVRAS CHAVES:Moreno Pessoa, Estilística Léxica, Poema.
INTRODUÇÃO
O Presente artigo tem como principal pretensão, fazer a análise de cinco poemas do autor Moreno pessoa, objetivando mostraras interpretações íntima e estética léxica dos mesmos. A estrutura do trabalho se organiza em três tópicos com o intuito da melhor compreensão do mesmo.
No primeiro tópico discute-se a vida e a obra do autor, mostrando sua biografia e como se deu suas produções. No segundo levanta-se conceitos e definições sobre a crítica de estilística léxica fazendo uso de citações teóricas na área, e no terceiro tópico aborda-se a análise dos poemas de Moreno Pessoa, esclarecendo sua estrutura, essência etc.
A metodologia usada no artigo faz uso de pesquisas bibliográficas, entrevistas com recursos de internet e