Vedação de uma obra
Dentre às várias etapas de uma obra, a vedação tem a sua importância. Podemos definir como fechamento e divisão dos cômodos de uma edificação ou também como elementos de vedação da estrutura e divisão de ambientes. Tem como finalidades, a separação de ambientes, proteção contra intempéries e fogo, conforto térmico e acústico e segurança. Existe uma variedade muito grande de sistemas de vedação, os mais comuns e conhecidos são: alvenaria, drywall, concreto e vidro.
Alvenaria
Drywall
Concreto
Vidro
Propriedades das vedações
Antes de escolher um sistema de vedação, precisamos observar suas propriedades para que o usemos o melhor sistema de acordo com o projeto.
Resistência Mecânica - Capacidade da parede em manter a sua integridade física, a partir de um estado de consolidação do conjunto (Componentes de alvenaria e juntas ou painéis), quando solicitada pelas ações mecânicas: peso próprio; deformações da estrutura de concreto (pilares e vigas); cargas de vento.
Deformabilidade - Interfere na capacidade das mesmas em manter-se íntegra quando solicitadas ao longo do tempo. As deformações podem ser: Intrínsecas - originadas a partir de esforços internos à parede, provocados pela variação dimensional dos componentes de alvenaria e das juntas de argamassa. Extrínsecas - têm origem nas ações externas, pelos esforços introduzidos pelas deformações da estrutura de concreto e pela ação do vento.
Variação térmica - Todos os materiais estão sujeitos a alterações volumétricas, dilatações e contrações, ocasionadas pelas variações de temperatura. Nas paredes as deformações se fazem sensíveis apenas no comprimento e na altura, provocando tensões internas: originando fissuras.
Estanqueidade - Capacidade dos componentes e elementos da vedação em resistir à penetração de água e impedir a passagem de ar, de gases ou de materiais sólidos em suspensão (poeira, areia, fuligem, etc.).
Isolamento térmico - Influi no conforto térmico da