o LEGADO DA COPA DO MUNDO PARA OS BRASILEIROS
Aluno (a):
Disciplina: Redação Série: 3º ano
Professor: Flavio
O legado da Copa do Mundo para os brasileiros
Quando o Brasil foi escolhido pela FIFA o país sede da Copa do Mundo de 2014 confesso que vibrei, afinal a seleção mais campeã da história do futebol traria para o nosso país, o maior evento esportivo do mundo.
No entanto, o que parecia ser uma excepcional oportunidade do Brasil mostrar ao mundo a sua capacidade de sediar e gerenciar a organização de um mega evento esportivo, acabou se transformando em frustação.
A poucos dias do início da Copa, o atual cenário evidencia a nossa incapacidade de planejamento, coordenação e execução das obras do evento. Os gestores públicos sequer conseguiram deixar para Copa algum “legado” que pudesse ser comemorado pela população e que justificasse os bilhões gastos pelo governo.
A copa do mundo foi uma oportunidade perdida para os gestores públicos, mas foi o momento onde o brasileiro despertou aquilo que podemos chamar de um “legado positivo”, a população demostrou consciência e a insatisfação com a tamanha incapacidade dos nossos gestores públicos.
Os protestos são provas das insatisfações. Foi a Copa em que o brasileiro despertou e percebeu que poderia ir as praças públicas protestar contra a corrupção e favor de melhorias para nossas escolas públicas, para os hospitais, para as estradas, para os aeroportos, para a segurança, ou seja, passaram a exigir o mesmo “padrão Fifa” para os serviços públicos.
Os noticiários na mídia de irregularidades nas obras do evento, os gastos bilionários, a priorização de mostrar ao mundo um Brasil europeu foi por agua abaixo. Se as obras fossem executadas com o orçamento da iniciativa privada assim como foi anunciado pelo governo, entregues no tempo previsto e com os custos expostos de forma transparente, seria diferente.
A autoestima do brasileiro estaria elevado, o mundo respeitaria o nosso país e sem