Curriculo Escolar
Analisando o Currículo dentro da Educação, podemos dizer que é preciso fazer uma distinção entre teorias gerais e as teorias centradas de formas localizadas. É importante também sempre analisar as teorias críticas sobre Currículo. Este capítulo também nos remete sobre a problemática da análise marxista da educação e da escola consiste, em mostrar como é a ligação entre a escola, a economia, entre a educação e a produção. Anos mais tarde, após a literatura de 70 e 80, a teoria curricular seria modificada, e ela ainda vive dessa herança.
No capítulo seguinte (pág. 37), é feita uma reflexão importante acerca da divisão crítica entre modelos tradicionais, de um lado as ideias marxistas e do outro colocava-se as críticas inspiradas em estratégias interpretativas de investigação, como a fenomenologia e hermenêutica. Aqui a crítica estava ligadas as indagações subjetivas, como práticas pedagógicas.
A crítica neomarxista de Michael Aplle fala sobre a dinâmica da sociedade capitalista girar em torno da dominação de classes. Para Apple a escola torna-se um aparelho ideológico pelo fato de seu