O julgamento de nuremberg
O filme mostra, também, as práticas feitas pelo partido nazista. Adotou o monopartidarismo, criou leis antijudaicas, além de crimes contra a humanidade.
Apesar de haver documentos que provam tais atrocidades, ainda existem pessoas que negam essa tragédia, como os neonazistas, e autoridades políticas de extrema-direita.
A escolha do local do julgamento foi polêmica. Após muita discussão, chegaram a um consenso: a cidade de Nuremberg. Ela é conhecida por ser palco dos mais importantes congressos nazistas. Também foi o local onde as primeiras leis antijudaicas foram criadas.
Foram julgados os maiores líderes do III Reich, com exceção de Adolf Hitler, Joseph Goebbels e Heinrich Himmler; os três se suicidaram. Houve uma série de acusações, entre elas crimes contra a humanidade e a paz. Quase todos os réus foram acusados de assassinatos; além de escravização e perseguição aos judeus, e outros grupos nacionais ou raciais.
As acusações foram classificadas em quatro tipos. A primeira, conspiração e atos deliberados de agressão; a segunda, crimes contra a paz; a terceira, crimes de guerra; e a quarta, crimes contra a humanidade.
O julgamento durou duzentos e oitenta e cinco dias, e foram ouvidas mais de duzentas testemunhas. Alguns foram sentenciados ao enforcamento, outros à prisão perpétua, alguns a quinze ou vinte anos de cárcere. Apenas três pessoas foram absolvidas do caso. Destaque para a fala de Hermann Göring: “o vencedor será sempre o juiz e o derrotado, o acusado”.
Hitler, juntamente com Goebbels, utilizou os meios de comunicação para fazer com que a população alemã aderisse a causa nazista. Vários