O islamismo
Antropologia
O Islamismo
Guarapuava
2011
Deus existe? É uma questão que antropólogos não ousam a responder. Qual é a verdadeira religião? Para antropólogos a antropologia é uma verdadeira mãe que abraça todas as religiões com suas doutrinas, visões e linha de pensamento bem diferentes umas das outras, pois para a antropologia religião é como já dizia o sociólogo francês Durkheim “toda religião é verdadeira”. Não quero entrar em mérito acerca de religião, pois bem sei que cada um tem sua linha de pensamento acerca desse tema, mas quero relatar acerca de uma religião monoteísta que tem crescido nestes últimos anos assustadoramente.
O Islamismo é uma religião fundada, em 622 d.C., Por Maomé (570-632) é, pois considerado a mais jovem entre todas as grandes religiões e é também considerada a segunda maior religião monoteísta do mundo. A história do islamismo é marcada por um período que antecede a sua fundação, pois como as maiorias das religiões esta intrinsecamente marcada pela figura de seu fundador Maomé que órfão de pai e de mãe teve uma infância muito conturbada. Maomé que se casou com uma mulher viúva, teve a partir daí uma condição financeira privilegiada.
Maomé agora acostumava se ausentar com muito mais freqüência para meditar em uma caverna num mote chamado Hira e foi num desses momentos que ele se retirava para meditar, foi quando ele recebeu do anjo Gabriel a incumbência de ser o profeta do deus único e verdadeiro chamado de Alá, neta época Maomé tinha aproximadamente cerca de quarenta anos de idade.
Maomé sendo impulsionado por sua esposa e por amigos inicia suas pregações baseando no tema central que é o monoteísmo. Já no ano 619 d.C., a esposa de Maomé morre e a partir daí ele adota a poligamia (casamento com varias mulheres). As pregações de Maomé começam ficarem bem conhecidas muitos lugares além de Meca, tanto quem 620 d.C., já contavam com muitos seguidores na cidade de Medina. Devido às muitas perseguições