O Isla 1
Islã
Nome: Eduardo, Fernanda, Hanna, Hemily, Laura, Tais e Vitória
Turma: 1005
Introdução
O Islã/Islamismo é uma religião monoteísta que surgiu na Península Arábica no século VII, na Idade Média, baseada nos ensinamentos religiosos do profeta
Maomé (Muhammad) e numa escritura sagrada, o
Alcorão.
O Islã é visto pelos seus aderentes (mulçumanos) como um modo de vida que inclui instruções que se relacionam com todos os aspectos da atividade humana, sejam eles políticos, sociais, financeiros, legais, militares ou interpessoais. A distinção ocidental entre o espiritual e temporal é, em teoria, alheia ao
Islão.
O que é Islamismo
Na visão muçulmana, o Islã surgiu desde a criação do homem, ou seja, desde Adão, sendo este o primeiro profeta dentre inúmeros outros, para diversos povos, sendo o último deles Maomé.
A mensagem do Islã caracteriza-se pela sua simplicidade: para atingir a salvação basta acreditar num único Deus (Alá, em árabe), rezar cinco vezes por dia, submeter-se ao jejum anual no mês do Ramadão, pagar dádivas rituais e efetuar, se possível, uma peregrinação à cidade de Meca.
Islã na Idade Média
O mundo mulçumano na idade média foi o centro das pesquisas cientificas, e destacou-se no desenvolvimento da matemática, arquitetura, astronomia, navegação, medicina.
Os árabes introduziram o papel na Europa e inventaram o arco ogival, sem o qual os europeus cristãos não poderiam construir as catedrais góticas. Enviaram o damasco, açúcar e arroz para a Europa.
Significado do símbolo religioso
Islamismo
Entre os muçulmanos, o Hilal, ou Lua
Crescente, remete ao calendário lunar, regente para as vidas religiosas e principais rituais. O símbolo foi adaptado por todos os devotos do Islã e tem uma antiga conexão com a realeza árabe.
Por outro lado a Estrela representa Alá e a adoração levada a cabo pelos islâmicos por este mesmo
Símbolo do Islã
Crenças
A crença em Alá (Allah), único Deus existente
A crença nos Anjos, seres