O inicio de um negcio
Muitos são os caminhos que levam ao sucesso da empreitada “montar um negócio”. Mas muitas também são as possibilidades de falhas. Por isso é preciso identificar o maior número possível de empresas que atuam nesse ramo de negócio e descobrir tudo sobre a forma como operam. Para não falhar, estruturação do negócio e processo de gestão são aspectos que você realmente precisa se desafiar a conhecer e dominar. Isso quer dizer que é necessário conhecer o melhor possível o ramo do negócio escolhido.
O caminho é pesquisar, interagir com pessoas do meio e questionar até entender o melhor possível como se ganha dinheiro com esse negócio.
O objetivo dessa fase de aprendizado e pesquisas é você formar idéias e estar convicto sobre o projeto de sua empresa, de como ela será.
2.1. OPORTUNIDADE
Após todas as pesquisas deve se analisar se realmente tem uma oportunidade de negócio nas mãos ou apenas uma idéia na cabeça.
Podemos dizer que, se tem alguém querendo comprar o que sua futura empresa propõe vender, existe uma oportunidade de negócio.
2.2. ANÁLISE DE MERCADO
Verificar como comportam os consumidores e os produtores nesse mercado, como se da à formação de preços dos produtos analisando as ações individuais dos agentes econômicos.
2.3. ANÁLISE FINANCEIRA
Essa questão precisa ser tratada com seriedade e veracidade. Antes dos sócios e das fontes de financiamento que porventura serão utilizadas, é você que precisa ter certeza da composição de gastos que resultará na empresa a ser montada.
Todos os valores que forem depender para a montagem da empresa, até que ela esteja em condições de funcionar, devem ser tratados como gastos de investimento
2.3. PLANO DE NEGOCIO
Um plano de negócios pode ser entendido como um conjunto de respostas que define o produto ou serviço a ser comercializado, o formato de empresa mais adequado, o modelo de operação da empresa que viabilize a disponibilização desses produtos ou serviço e o