O Inicio da EraNapoleonica.

471 palavras 2 páginas
A Era Napoleônica teve início após o Golpe de Estado dos 18 Brumário, que marcou o final de todo o processo de revolução na França. Podemos dividir o governo de Napoleão em 3 partes, O Consulado, O Império e O Governo dos Cem Dias.
O período do Consulado se caracterizou pela recuperação da economia e pela reorganização jurídica e administrativa na França.
Com governo republicano e controlado por militares onde era controlado por três cônsules, sendo eles Napoleão, Roger Ducos e Sieyés.Mas por Napoleão ter sido nomeado primeiro cônsul da republica quem governava de verdade era ele.
Durante o governo do período chamado Consulado, Napoleão comandava as tropas do exército, a oposição foi aniquilada, e a Alta-Burguesia se consolidou e projetos de emancipação foram sufocados.
O período do Império,foi implantado de vez após a mobilização da opinião do povo. No ano de 1804 foi realizado o plebiscito, onde foi apoiado e consolidado o regime monárquico que teve como indicado ao trono o próprio Napoleão. Em 2 de Dezembro Napoleão I foi oficializado, na Catedral de Notre Dame.
No ano de 1805 a França iniciou a tentativa de invadir a Inglaterra, a tentativa foi frustrada. Mas isso não a fez desistir e o Governador Napoleônico começou a enfraquecer a Inglaterra de todas as maneiras possíveis. Em 1806 decretou o que é chamado de Bloqueio Continental, que era um aviso a todos os países da Europa que estava proibidos de ter qualquer tipo de comércio com a Inglaterra e que fechassem seus portos para os ingleses. O Bloqueio Continental, também foi uma tentativa que não deu muito certo, pois a França não dava conta de abastecer toda a Europa.
A Rússia tinha aderido a esse decreto após um acordo com a França (Paz de Tilsit), mas como era um país essencialmente agrícola e estava enfrentando uma grave crise econômica viu-se obrigado a abandonar o Bloqueio Continental.
Em vingança a decisão do Czar Alexandre I, o governo napoleônico decidiu invadir a Rússia em 1812. A

Relacionados