O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
LEANDRO GONÇALVES DEGILIO – RA 9977019032
CIÊNCIAS SOCIAIS
AULA-TEMA 03: O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE
SÃO PAULO
2013
AULA-TEMA 03: O INDIVIDUO E A SOCIEDADE
Podemos definir cultura como a maneira de viver em uma sociedade, é uma preocupação em entender os muitos caminhos que conduzem os grupos humanos as suas relações presentes e suas perspectivas para o futuro.
No processo de socialização podemos destacar que desde criança aprendemos o modo de viver na sociedade com os ensinamentos aprendidos através da família e na escola, quando crianças são os mais marcantes.
É em um processo cultural que se adquire como maneiras de agir, pensar, sentir. O indivíduo adquire conhecimento dos outros e neste processo entende o seu papel, apreende sua personalidade através de uma atitude reflexa.
Todo o processo cultural que passamos levamos algo, seja de exemplo, ou seja de situações que não queremos mais passar.
Com a socialização a pessoa descobre a importância de se existir regras, normas e como deve ser seu comportamento perante a sociedade que ela esta inserida. A sociedade também ganha ao transmitir suas normas, ela se perpetua e se desenvolve.
Os meios de comunicação em massa, principalmente a televisão e a internet, por ser uma novidade em termos de informatização, desempenha um papel social muito importante e que chama atenção, podendo ser positiva ou de forma negativa.
Com o tempo o individuo socializado adquire personalidade própria e até pode obter certo status. Pois mesmo pertencendo a uma sociedade ele tem suas diferenças e desigualdades.
Em toda minha vida desde criança, tive bons exemplos de caráter que contribuíram significantemente na formação da minha própria personalidade.
Meus pais ajudaram muito sempre me ensinando regras para conviver na sociedade. A professora do primário, os amigos que conquistei no decorrer dos anos contribuíram