portugues
O letramento é o resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e escrita
O estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita e de suas práticas sociais
Observação importante: ter-se apropriado da escrita é diferente de ter aprendido a ler e a escrever: aprender a ler e escrever significa adquirir uma tecnologia, a de codificar em língua escrita e de decodificar a língua escrita; apropriar-se da escrita é tornar a escrita "própria", ou seja, é assumi-la como sua "propriedade".
A capacidade de leitura é fundamentalmente para compreender um texto, relacionando-o com outros conhecimentos e incorporando-o ao seu repertório cultural.
Se soubermos diversificar a oferta de situações e de materiais escritos, entender e acolher as múltiplas relações que nossas crianças estabelecem com esses materiais, estará contribuindo para a formação de leitores mais capazes, mais potentes e consequentemente cidadãos mais autônomos e criativos.
“PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LETRAMENTO: UMA VISÃO IDEOLÓGICA” de Silvania Faccin Colaço e responda: (1.25)
a) O que seria o modelo ideológico de letramento, segundo a discussão do texto?
O modelo ideológico como praticas sociais do uso da leitura escrita, como um foco central da discussão e a preocupação com a linguística aplicada e a preocupação em analisar, nas perspectivas acadêmicas, como o estudante interage nas praticas de letramento perante um contexto social.
Observação:
A visão principal desse artigo lido é enfocam-se as praticas de letramento pedagógico com base nos estudos de letramento (STEET,1995)
Leia o artigo TEORIAS DA