o individuo e o social
Identidade social é maneira como nos apresentamos a sociedade, ao próximo, é a forma como reagimos ao mundo. Nossa existência só se concretiza na relação com o mundo social, por isso não cabe à psicologia estudar somente o indivíduo, é necessário estudar o indivíduo como seres sociais.
A psicologia responsável por estudar a forma como o indivíduo se apresenta a sociedade, é chamada psicologia social.
Na sociologia clássica, na relação entre o indivíduo e o social, o homem, encontra regras de conduta. A particularidade do indivíduo é vista como uma parte da unidade que é a sociedade.
Já a sociologia contemporânea contempla o indivíduo como fator construtivo e modificador do meio que vive, organizações, políticas econômicas e culturais.
Nossas vidas psíquicas (medos, desejos, ambições, necessidades e vaidades) influenciam e são projetadas no social contribuindo para a formação. Complexidade do viver coletivo
Para explicitar sobre o viver em coletivo, precisamos primeiramente refletir sobre como o indivíduo se forma.
A personalidade é algo muito complexo, e não se tem uma explicação clara sobre ela, mas basicamente pode – se dizer que a psicologia foca mais o caráter psíquico e individual, é formada desde a geração do ser humano, e vem se moldando com o desenvolvimento de cada um.
Existem algumas correntes da psicologia que nos mostram diversas teorias sobre a personalidade, são elas:
Psicodinâmica – é o estudo onde a personalidade é uma organização dinâmica.
Cognitiva – estudo onde as características do indivíduo são constituídas racionalmente.
Comportamental - onde a personalidade é expressa pelo comportamento observável.
Rogeriana – onde