O império de carlos magno
Os Francos e Carlos Magno são importantes ícones históricos, intimamente ligados à conquistas, avanços. É possível notar este fato apenas observando a fama que estes têm até hoje.
Os Francos formavam uma das tribos germânicas que viveu no espaço do Império Romano e estabeleceram um reino duradouro na área que cobre a maior parte da França dos dias de hoje e na região da Francônia, na Alemanha.
Carlos Magno nasceu em meados do ano 742, e viveu até 814. Foi o rei dos francos entre 768 e imperador do ocidente (Imperatur Romanorum) entre 800 até a sua morte em 814. Ele expandiu o Reino Franco até que ele se tornasse o Império Carolíngio, Durante o seu reinado, ele conquistou o Reino da Itália e foi coroado Imperator Augustus pelo papa Leão III em 25 de dezembro de 800.
Seu reinado também está associado com a chamada Renascença carolíngia, um renascimento das artes, religião e cultura por meio da Igreja Católica. Por meio de suas conquistas no estrangeiro e de suas reformas internas, Carlos Magno ajudou a definir a Europa Ocidental e a Idade Média na Europa. Ele é chamado de Carlos I nas listas reais da Alemanha, do Sacro Império Romano Germânico e na França.
Assim sendo, a importância história de Carlos Magno e os Francos é muito grande, pois a história ficou marcada por seus feitos.
Os Francos
Os francos formavam uma das tribos germânicas que adentraram o espaço do Império Romano a partir da Frísia como foederati e estabeleceram um reino duradouro na área que cobre a maior parte da França dos dias de hoje e na região da Francônia na Alemanha, formando a “semente histórica” de ambos esses países modernos.
O reino franco passou por várias partilhas e repartições, já que os francos dividiam sua propriedade entre os filhos sobreviventes, e como não tinham um senso amplo de uma res publica (expressão latina que significa literalmente "coisa do povo", "coisa pública". É a origem da palavra república), conceberam o reino como uma grande extensão de