o imperador e o rei
O filme conta sobre Irineu de Souza, conhecido mais como barão de Mauá, grande empresário brasileiro. No qual foi um precursor para a economia nacional.
Tudo se iniciou em sua infância, quando seu pai morreu e sua mãe se casou, tendo que morar no Rio de Janeiro com seu tio Batista e então começa a trabalhar em um pequeno armazém, no qual é descoberto pelo seu talento com negócios e passou a trabalhar para Ricardo em uma firma importadora e com ele aprendeu o inglês, aprendendo sobre os princípios da economia, progredindo e se tornando sócio da firma. Com o dilema que o Brasil precisava de “ferro” e não de ouro, acreditando que o Brasil deveria ser um país industrializado e a partir deste começou a investir em suas ideias criando indústrias e bancos. Como a fundação do Banco do Brasil, a construção da primeira ferrovia brasileira, a iluminação do Rio de Janeiro, a instalação de cabos submarinos de telégrafo até a Europa, o que lhe favoreceu o título de Visconde de Mauá. Defendia também com vigor a abolição da escravatura. Vive um romance com sua sobrinha e com ela se casa tendo vários filhos.
Enriquecendo e ampliando seus negócios, com apenas 30 anos se torna o homem mais rico do Brasil. Então Visconde de Feitosa, que não o acreditava em sua ideias e afirmava que Irineu estava tentando desviar o Brasil de sua "vocação agrícola", fez com que o imperador não apoiasse se voltando contra Irineu. Mauá torna-se um homem falido aos 60 anos, mas tempos depois, ele torna-se novamente um dos homens mais ricos do país, quitando suas dividas e retomando o seu poder.