O IMPACTO DO ESPORTE NA ECONOMIA
A DETERMINAÇÃO ECONÔMICA NO ESPORTE (4)
O IMPACTO DO ESPORTE NA ECONOMIA
2
A DETERMINAÇÃO ECONÔMICA DO ESPORTE
A sociedade atual converteu o esporte em um setor economicamente dinâmico e atrativo. Devido ao crescente interesse da sociedade por atividades esportivas, o mercado do esporte teve um “boom” e desencadeou um impacto econômico que incrementa a compra de espetáculos esportivos, serviços, equipamentos, classes, vestimentas, publicidade, patrocínio e outros. “A pluralidade das atividades esportivas desenvolvidas no marco da coletividade social associa o esporte a outros setores da economia. Os recursos privados ou públicos são usados para as construções de parques esportivos, estádios, academias de ginástica, quadras, piscinas, estradas, clubes, hotéis, serviços de bares e restaurantes, alterando de forma significativa o paisagismo urbano, ampliando em diferentes segmentos o mercado de trabalho e criando um novo estilo de vida às populações.” (Cavarreta)
O IMPACTO DO ESPORTE NA ECONOMIA
O esporte se tornou muito importante e expressivo na economia de vários países, causando um impacto cada vez maior nos indicadores econômicos. O mercado esportivo é muito amplo e abrange muitos outros mercados. Além disso, ele pode ser dividido em modalidades e também pela natureza do produto, ou a forma de consumo do mesmo.
A mídia tem papel fundamental da divulgação do esporte e também influencia na sua economia, visto que ela tem poder de controlar as massas pensantes. Culturas são divulgadas e também alteradas por influência da mídia.
A realização de atividades esportivas causa, na maioria das vezes, impactos positivos sobre a economia. O dinheiro arrecadado, os empregos gerados, são exemplos destes impactos.
Com a realização destas atividades, outros mercados entram em cena, como o mercado do turismo, da divulgação, entre outros.
3
1.A indústria do esporte - O esporte é visto como uma paixão nacional e