O Impacto do Desmatamento no Ciclo Hidrológico
Impacto do Desmatamento no Ciclo Hidrológico
Engenharia Civil
Jéssika Soares da Silva
RA: 121200229
6° Período
Hidrologia ‘Ciclo Hidrológico’
Prof.: ENG. Carlos Lima
O impacto do desmatamento no ciclo hidrológico
O desmatamento está em curso e está moldando o clima e a geografia global.
No
Brasil,
o
desmatamento
é
medido
anualmente
pelo
governo.
Os índices de desmatamento variam de um país amazônico para outro. Isso acontece principalmente porque variam também os fatores que ocasionam esse processo na região.
A bacia amazônica representa a maior extensão de florestas tropicais da Terra, exercendo significativa influência no clima local e global, devido aos fluxos de energia e água na atmosfera. Nas últimas três décadas, a Amazônia vem passando por um processo acelerado de ocupação levando um grande percentual de desmatamento.
Os impactos do desmatamento incluem a perda de oportunidades para o uso sustentável da floresta, incluindo a produção de mercadorias tradicionais tanto por manejo florestal para madeira como por extração de produtos nãomadeireiros. O desmatamento, também, sacrifica a oportunidade de capturar o valor dos serviços ambientais da floresta.
O desmatamento contribui para as alterações climáticas globais e é frequentemente citado como uma das principais causas do efeito de estufa, também responsável por até um terço do total das emissões de dióxido de carbono. As árvores e outras plantas removem carbono, sob a forma de dióxido de carbono, da atmosfera durante o processo de fotossíntese e liberam oxigênio para a atmosfera durante a respiração normal.
O ciclo da água também é afetada pelo desmatamento. Árvores extraem água subterrânea através de suas raízes e as liberam para a atmosfera. Quando parte de uma floresta é removida, as árvores já não evaporam essa água, resultando em um clima muito mais seco. O desmatamento reduz o teor de água no solo e de águas