resumo
Segundo Tucci (2002), as alterações produzidas pelo homem sobre o ecossistema pode alterar o ciclo hidrológico em nível global e local.
a) Nível global:
A emissão de gases para a atmosfera produz o aumento do efeito estufa, alterando as condições das emissões de radiação térmica, produzindo efeitos a nível global.
A potencial modificação climática é resultante do aquecimento adicional da atmosfera devido ao aumento da emissão de gases produzido pelas atividades humana e animal da Terra, além dos processos naturais já existentes. Os principais gases que contribuem para este processo são: o dióxido de carbono CO2, metano CH4, óxido de nitrogênio e CFC (clorofluor-carbono). O CO2 é produzido pela queima de combustíveis fósseis e produção de biomassa.
A modificação climática é definida por Tucci (2002) como alterações da variabilidade climática devido às atividades humanas, enquanto que a variabilidade climática, é a terminologia utilizada para as variações do clima em função dos condicionantes naturais do globo terrestre e sua interações.
Quanto ao efeito sobre o clima, segundo Tucci (2002), as modificações no clima podem ocorrer devido à variabilidade natural ou antropogênica interna ou externa ao sistema climático. A variabilidade natural é expressa pela radiação solar ou atividades vulcânicas, enquanto que as ações antropogênicas são principalmente devido a emissão de gases do efeito estufa.
b) Nível local:
A construção de obras hidráulicas produz alterações sobre rios, lagos e oceanos; o desmatamento age sobre o comportamento da bacia hidrográfica; a urbanização produz alterações localizadas nos processos do ciclo hidrológico terrestre.
Segundo Tucci (2002), a alteração da superfície da bacia hidrográfica tem impactos significativos sobre o escoamento, caracterizados quanto ao efeito que provocam no comportamento das enchentes, nas vazões mínimas e na vazão média, além das condições ambientais locais e