O impacto do bpc para idosos
O impacto do BPC – BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA na vida do idoso.
NAVIRAÍ/MS
AGO/SET - 2012
ACADÊMICOS:
ANDRYELLY J. S. YAMANISHI RA-177028
CLÉIA MORENO BRANDINO RA-188954
ELIEL TAVARES BEZERRA RA-164160
LUCAS NASCIMBENE RA-163788
REGIVAN MORAES DA SILVA RA - 190894
NAVIRAÍ/MS
AGO/SET – 2012
1- INTRODUÇÃO
O presente artigo tem por objetivo apresentar e oferecer para conhecimento, após análise, o impacto de bem-estar que o (BPC) Benefício de Prestação Continuada, tem proporcionado ao beneficiário e sua família.
O (BPC) Benefício de Prestação Continuada é uma garantia constitucional, de caráter assistencial, previsto no art. 203, inciso V, da Constituição Federal, regulamentado pelo art. 20 da Lei nº 8.742/93, que consiste no pagamento de um salário mínimo mensal aos portadores de deficiência ou idosos que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção e nem de tê-la provida pelo núcleo familiar.
O segmento idoso tem pressa, muita pressa, em ser novamente incluído no contexto social, por razões óbvias. Urge, portanto, o aparecimento de ações concretas da sociedade em geral que eliminem os preconceitos e as discriminações que vêm atrasando a entrada de nosso País na comunidade das nações que protegem os idosos, preservando assim as gerações que construíram a sociedade em que vivemos.
Um dos grandes desafios da terceira idade está relacionado à integração social. Para se viver socialmente com os pares é necessária a satisfação de necessidades básicas e, dessa forma, ter acesso a uma vida minimamente digna. No entanto, essa não é a realidade vivida por muitos idosos. Muitas pessoas que já chegaram à terceira idade são impossibilitadas de prover o próprio sustento e o de sua família.
Nos dias atuais é comum depararmos com famílias chefiadas por idosos. Com a