O Imaginário presente no cotidiano da sociedade
Acadêmica: Tayná Dacoregio Borghezan
Disciplina: Mercadoria, significação e consumo.
Professor: Mario Abel Bressan
Curso de Publicidade e Propaganda 1° semestre.
O Imaginário presente no cotidiano da sociedade
RESUMO
Existe uma infinidade de meios de comunicação a nosso dispor, prontos para retransmitir nossas mensagens da maneira como for de nosso agrado, a opção de escolha realmente é gigante. Porem, neste trabalho, iremos associar os processos da comunicação em função do imaginário. Como as pessoas lidam com ele em seu dia-a-dia, relacioná-lo assim com a cultura, inovações, memória e destacar o fato de ser único e infinito em cada indivíduo. Aqui, farei também uma análise de uma campanha feita pela Peugeot que ficou bastante conhecida e se destacou por usar o desenho “Corrida Maluca” como tema do lançamento do carro Peugeot 208.
Palavras-chave: Imaginário. Cultura. Memoria.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para começar a fundamentação teórica, farei uma citação introdutória sobre a base da comunicação, retirada do livro “O Processo da Comunicação” redigido por Martins Fontes.
Podemos dizer que toda a comunicação humana tem alguma fonte, uma pessoa ou um grupo de pessoas com um objetivo, uma razão para empenhar-se em comunicação. Estabelecida uma origem, com idéias, necessidades, intenções, informações. O objetivo da fonte tem de ser expresso em forma de mensagem. Na comunicação humana, a mensagem existe em forma física – a tradução de ideias, objetivos e intenções num código, num conjunto sistemático de símbolos.
A comunicação dá-se por um conjunto de símbolos e mensagens. É justamente quanto a essa relação que falaremos agora. Um símbolo designa um tipo de signo em que o significante representa algo abstrato, como diz Adam Schaff, um “símbolo sempre é algo que representa uma outra coisa”. É na parte dessa representação que damos início ao trabalho. Discutiremos agora a questão das representações do