O Iluminismo
O Iluminismo (palavra variada de luz que representa conhecimento) foi um movimento cultural da elite intelectual europeia do século XVIII que tinha como objetivo usar o poder da razão, mudar o pensamento Teocêntrico e assim reformar a sociedade.
Os pensamentos iluministas iam contra a Igreja e o Estado pois este pensamento protestava contra as intolerâncias e abusos de ambos.
O pensamento iluminista foi despertado por alguns pensadores da época como Isaac Newton, John Lock entre outros. Muitas vezes príncipes reinantes apoiaram o iluminismo chegando até tentar aplicar as ideias no governo.
O Iluminismo floresceu do final do século XVIII até o inicio do século XIX no qual a razão deu lugar a ênfase do romantismo e o movimento Contrailuminista ganhou força.
O coração do iluminismo era a França que de certa forma culminou com a grande Enciclopédie que foi produzida com ajuda de vários pensadores como Montesquieu e Voltaire. Milhares de copias da Enciclopédie foram vendidas para diversas parte da Europa, principalmente para seus centros urbanos como a Inglaterra. As copias se espalharam pelo Atlântico que chegaram a outros grandes pensadores como Thomas Jefferson que influenciou na independência americana.
Não há consenso quanto a datação do inicio do iluminismo, sendo que muitos dizem que foi ao final do século XVII ou até mesmo a metade do século XVIII, mas há sua real definição com uma frase de Immanuel Kant: "O Iluminismo representa a saída dos seres humanos de uma tutelagem que estes mesmos se impuseram a si. Tutelados são aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da própria razão independentemente da direção de outrem. É-se culpado da própria tutelagem quando esta resulta não de uma deficiência do entendimento mas da falta de resolução e coragem para se fazer uso do entendimento independentemente da direção de outrem. Sapere aude! Tem coragem para fazer uso da tua própria razão! - esse é o lema do