O IDEAL DE BELEZA NA ESCULTURA GREGA: REFLEXÕES SOBRE AS ACEPÇÕES FORMAIS CONSTRUÍDAS PELA SOCIEDADE GREGA
380 palavras
2 páginas
O IDEAL DE BELEZA NA ESCULTURA GREGA: REFLEXÕES SOBRE AS ACEPÇÕES FORMAIS CONSTRUÍDAS PELA SOCIEDADE GREGAEm suas obras, os gregos não buscavam uma expressão simples ou comum de um ideal artístico, mas sim a expressão mais poética do belo.
Os gregos buscavam valorizar a harmonia natural, o entusiasmo pela vida.
(...) dos povos da antiguidade, os que apresentavam uma produção cultural mais livre foram os gregos. Eles não se submeteram às imposições de sacerdotes ou de reis autoritários e valorizavam especialmente as ações humanas, na certeza que o homem era a criatura mais importante do universo. Assim, o conhecimento através da razão, esteve sempre presente acima da fé em divindades. (PROENÇA, p. 27, 1996).
A arte grega sofreu diversas mutações ao longo do tempo, exaltando principalmente o arcaico, clássico e o helênico.
No clássico, sua característica principal era o antropocentrismo. O culto às grandes divindades dava espaço ao homem pela busca de medidas e proporções perfeitas para o próprio homem.
(...) as esculturas gregas, assim como os edifícios, nasceram para venerar os deuses, os únicos a merecer tantos esforços. Mas os deuses gregos, contrários dos egípcios ou persas, eram concebidos a imagem e semelhança do homem, tem paixões e pensamentos humanos, e, sobretudo tem a forma humana. (CONTI, p. 34, 1987).
O período clássico da arte grega, o ponto máximo de expressão artística, foi de forte influencia na arte romana e outros povos de períodos antigos e modernos, estendendo-se ao longo dos séculos e tornando-se o maior influente para a cultura ocidental, sendo evidenciada ate os dias atuais. Houve maior valorização da construção do homem para o homem, uma representação anatômica – linear e pictórica – chegou a um estagio de grande verossimilhança. Para MEDEIROS, ‘ O padrão de beleza estava associado ao cumprimento de regras e regularidades, que possibilitavam ao autor da obra concentrar na escultura elementos que sugerissem força e