o homen e a sociedade
Já ouviu falar em suporte? No significado do dia a dia, suporte é algo que dá sustentação, apoio, base para alguma coisa. Vejo, na minha cozinha, um suporte para o micro-ondas; converso com minha irmã e tenho nela um suporte para enfrentar uma determinada situação. Fora esses usos cotidianos, a palavra suporte, conforme a área (economia, matemática, heráldica etc.), carrega significados bem específicos. Como não poderia deixar de ser, também na área de estudo de texto a palavra suporte tem seu significado específico. Quando lemos ou escrevemos, recorremos a um suporte de gênero textual. Tente identificar qual é o suporte do texto na seguinte situação:
“Oi, Paulo, sou a Ana Lúcia. Me ligue o mais rápido possível, por favor.”
O texto pode ser um recado gravado e o suporte, no caso, pode ser uma secretária eletrônica ou você pode considerar que o texto seja uma mensagem enviada pelo celular e que este seja o suporte.
Da lista abaixo, qual você assinalaria como sendo suporte de gênero textual?
• Jornal
• Revista
• Gibi
• Computador
112
Unidade II
• Telefone
• Caderno
Se você assinalou todas as opções como suporte, está corretíssimo.
Como bem define Marcuschi (2008, p. 174-175):
Suporte de um gênero textual é uma superfície física, em formato específico, que suporta, fixa e mostra um texto. Essa ideia comporta três aspectos:
a) Suporte é um lugar (físico ou virtual).
b) Suporte tem formato específico.
c) Suporte serve para fixar e mostrar o texto.
Ao ser definido como lugar físico (ou virtual), o suporte deve ser real, ou seja, ter materialidade, que se torna, no caso, incontornável e imprescindível. Sobre o formato específico, o suporte pode ser uma revista, um livro, um jornal, um outdoor e assim por diante. Quanto ao terceiro aspecto, a função básica do suporte é fixar o texto e torná-lo acessível.
Considerar o suporte, quando lemos ou escrevemos, é ter consciência de que ele “não é neutro” e de que o