Homen sociedade
Engenharia Mecatrônica - 1°Semestre
Exercícios
1. Diferencie cultura erudita de popular?
A cultura popular é uma manifestação mais espontânea, mais simples, com fortes características regionais, muitas vezes transmitidas de geração em geração, mais acessível. A maior beleza da cultura popular está justamente em se aproximar do modo de vida de um povo, como é o caso do samba. Cultura erudita é aquela que se opõe à cultura popular. A cultura erudita exige um alto grau de instrução, de estudo, de formação específica, de conhecimento de história da arte (muitas vezes universal), dos movimentos artísticos, da própria história geral. Consequentemente, acaba sendo mais elaborada.
2. O que significa a expressão ‘’fim da história’’?
O “fim da História”, último estágio de avanço econômico, não significaria o fim da história social ou fim dos acontecimentos naturais como vida ou morte, mas sim, uma sociedade tecnológica que pudesse suprir todas as necessidades humanas. Atingindo este estágio, ocorreria o fim do desenvolvimento dos princípios e das instituições básicas, pois todas as questões realmente importantes estariam resolvidas. Seria o ápice da evolução econômica da humanidade.
3. Como Lévy Bruhl, no livro ‘’A mentalidade primitiva’’, dividiu a humanidade?
Dividiu-se então o mundo entre duas categorias de seres: a superior, que tinha como seu padrão “o adulto, branco e civilizado”, e a outra, que juntava no mesmo comboio humano “o primitivo, o louco e a criança”.
4. Quais os fatores que estão associados ás preocupações com a cultura?
Associada tanto a necessidades do conhecimento quanto às realidades da dominação política. Ela faz parte tanto da história do desenvolvimento científico quanto da história das relações internacionais de poder. Esta é uma relação muito reservada. De fato, o próprio entendimento moderno do que seja uma nação tem muito a ver com as discussões sobre cultura.
5. Conceitue o