O homem
Através desse funil, o polvo pode soltar uma tinta preta, que usa para despistar seus predadores, como tubarões, baleias, focas e o homem.
Estes camarões passam o dia em buracos ou fendas dos recifes de coral. À noite, vagueiam nas imediações dos seus abrigos em busca de restos de comida ou a desempenhar as funções de limpadores. É frequente encontrá-los a comer os parasitas da boca e superfície de peixes como garoupas e moreias. Para além de os desparasitarem, também comem escamas danificadas e carne de feridas infectadas, o que impede o crescimento de bactérias e infecções. São tão eficientes, que os peixes fazem fila para usufruir dos seus serviços (!) Desempenham funções semelhantes aos bodiões-limpadores.
As águas-vivas são animais marinhos, que variam de tamanho, podendo medir de menos de 2,5 cm a cerca de 2m, com tentáculos chegando até a 30,5 m de comprimento. algumas água-vivas conseguem nadar lançando um jato de água. A água-viva existe há mais de 650 milhões de anos e é representada por milhares de espécies diferentes, sendo que novas espécies são descobertas a todo o momento. O corpo das águas-vivas e mais abundantemente os tentáculos são cobertos por células chamadas cnidócitos, que abrigam nematocistos, que possuem os filamentos urticantes. Quando uma água-viva encontra outro objeto, uma estrutura de disparo no exterior do cnidócito, um “gatilho” denominado cnidocílio, everte o nematocito e nesta estrutura injeta o