Atps
Análise de Atividade: Para começar a análise, primeiramente é preciso definir a cadeia de valor e as atividades existentes na empresa, visto a dimensão da sua abrangência dentro do processo. Assim, a identificação das atividades se faz necessária, uma vez que no processo operacional de cada uma delas serão agregados valores de insumos, recursos humanos e alguma forma de tecnologia empregada no produto ou serviço.
As atividades que compõem a cadeia interna de valor são divididas em dois grupos. Um dos grupos representa as atividades primárias e o outro as atividades secundárias ou de apoio. Enquanto as atividades primárias são aquelas que estão ligadas diretamente ao processo de desenvolvimento do produto e transferência para o cliente, as de apoio são aquelas que sustentam as atividades primárias.
Análise de Valor: Após identificar sua cadeia de valor, a empresa deve verificar quais as atividades que agregam valor ao produto e quais as que não agregam, mas que são necessárias a sua produção, visando manter somente as atividades necessárias e, consequentemente, eliminar as demais. Assim, identificadas às atividades, procura-se relacionar a elas os ativos que são utilizados para gerar as receitas e que representam consumo de recursos. Isso possibilita identificar a margem de lucro de cada atividade, bem como o retorno que está sendo conseguido ou que pode sê-lo com o investimento realizado.
Avaliação e Planejamento: O gerenciamento da cadeia de valores de uma empresa, em relação às cadeias de valores dos concorrentes, determina a possibilidade de desenvolvimento ou manutenção de vantagens de custos dos produtos ou serviços postos para comercialização, isto ocorre, porque a sua análise fornece informações básicas para a formação e gestão de custos, permitindo as empresas obterem vantagem em custo de modo sustentável. Para a eficácia nesse tipo de análise de custos, o foco são os conceitos estratégicos, especialmente sobre a