O Homem e a Máquina - Henry Ford
FACULDADE DE ECONOMIA - FACEM
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO
O Homem e a Máquina - Henry Ford
O filme é uma narrativa da trajetória empreendedora do fundador da empresa Ford Motor Company em 1903, Filho de um imigrante irlandês o senhor Henry Ford nasceu em 1863 e cresceu numa fazenda no estado de Michigan. Quando criança ficou fascinado ao ver um carro que se locomovia através de um motor, e não puxado por cavalos como de costume da época. De família humilde e sem grandes interesses para o lucro, cresceu com o sonho de criar automóveis que fossem acessíveis a famílias mais carentes. Ficou conhecido como o pai da linha de produção através do seu modelo mais clássico o Ford Modelo T, embora o primeiro modelo tenha levado mais de 12 horas e meia para ser produzido, e somente anos mais tarde saía das linhas de montagem a cada 5 segundos.
Com grandes habilidades em equipamentos mecânicos concertava e criava com facilidades qualquer maquina. Em sua fabrica pagava altos salários para seus funcionários acreditando que os mesmos ficariam satisfeitos e trabalhariam melhor, porem os operários eram submetidos a cargas de trabalhos exaustivos, ocorrendo com frequências brigas e desavenças entre eles. Para se chegar a uma peça completa, as atividades eram divididas na fabrica, para ser ter agilidade, onde um trabalhador faria uma tarefa deixando a peça incompleta, passaria para outro que continuaria o processo e assim sucessivamente ate chegar ao ultimo homem que terminaria a mesma.
Nada preocupado com a parte administrativa, Ford não aceitava criticas, muito menos ao seu Modelo T, chegando a demitir seus engenheiros quando contrariado. Nunca valorizou as análises de mercado elaboradas por seu filho, e nem o respeitava, pois o considerava um homem fraco. Com isso seus concorrentes como a Chevrolet que competiam com os modelo atrasado da Ford foram ganhado mercado. Depois da morte prematura de seu