O homem na idade paleolitica
O que era senso comum ficou comprovado cientificamente: as pessoas que se sentem injustiçadas no trabalho sofrem um aumento de tensão arterial e são levadas à depressão.
1-O Paleolítico As Comunidades Recolectoras
De acordo com a arqueologia, a Península Ibérica terá sido, não a primeira, mas uma das ultimas escalas da viagem que os mais antigos representantes do género Homo ( Homo Erectus ) iniciaram a partir de África em direcção á Ásia e à Europa . Aqui chegaram , ao fim do mundo, há pouco mais de um milhão de anos, provavelmente atravessando e estreito de Gibraltar ,e logo se espalharam por toda a península . Homo Erectus
Os mais antigos artefactos ( calhaus pontiagudos ) produzidos pelo” Homem” encontrados no território da actual Península Ibérica, datam de há mais de 400 000 anos . São testemunhos da mais antiga forma de trabalhar a pedra, o “ACHEULENSE”. No entanto a nossa actual espécie, o género ” Sapiens-sapiens, não se relaciona com esta primeira vaga de “imigrantes “ Africanos.
Tal só aconteceu muito mais tarde , há aproximadamente 100.000 anos altura em que os primeiros Sapiens também provenientes de Africa, se espalharam por todo o lado coexistindo, com o Homo Erectus ,que acabaram por substituir. O continente Africano foi pois “ o laboratório”onde se processou toda a evolução do Género Homo . Podemos de facto dizer sem medo de errar, que em ultima análise, todas as” raças”que actualmente constituem a nossa espécie , descendem dos escassos milhares de negróides que cruzando mares e oceanos a partir de Africa colonizaram todo o planeta .
As designações, “ Acheulense”, “ Abevilense” (Paleolítico inferior),” Mustierense” , (Paleolítico Médio), “ Aurinhacense” , ” Solutrense”, “ Magdalenense” (Paleolítico