Fichamento Paleolítico Segundo Hauser
Teoria, Crítica e História da Arte | 2º/2014
Profª: Maryella Sobrinho
História da Arte 1 | Turma A
Aluno(a): Andressa Liz Menezes Ferro
Fichamento do capítulo I - Período do Paleolítico, Magia e Naturalismo de A. Hauser (A História Social da Arte e da Literatura)
Como colocado no texto de Hauser, o naturalismo pré-histórico trata-se da arte a serviço da vida cotidiana como continuação da realidade, classificada como fase pré-mágica e Idade da magia.
A arte naturalista é baseada tanto em princípios de idealização do objeto a ser retratado ou como preservação da existência natural das coisas como um meio de dominar e subjulgar a realidade.
A arte naturalista de subsistência tinha como finalidade dominar a caça. Colocada por Hauser como uma arte que parte da finalidade linear à natureza, de forma pictórica, instantânea e espontânea. Naturalismo este que não consiste em uma forma estática de representação e sim do princípio de uma evolução de sua representatividade. É visto que há ainda um longo caminho para a transição do estado de natureza até uma rigidez das fórmulas artísticas. Representam o que o Homem entende daquilo que vê. Considerando simultaneamente a perspectiva frontal e de perfil do objeto a ser representado, também sendo possível a representação em um ângulo superior. Do objeto considerado nada é omitido, ressaltando assim uma importância biológica e prática fruto da necessidade do Homem.
Uma das características dos desenhos do período paleolítico evidenciadas por Hauser é que o artista deste período pinta apenas aquilo que vê, unicamente o que vê em um certo momento e uma certa perspectiva. Questiona também os motivos que se escondem por trás da arte paleolítica, deixando assim apenas suposições sem uma possível informação concreta.
Sabe-se que o Homem nesta época era um ser improdutivo e parasitário que não cultivava o próprio meio de subsistência, vivendo em grupos isolados e sem cultuava alguma