O homem de vocação politica
[pic]
[pic]
[pic]
Cornélio Procopio / PR. 2011
[pic]
[pic]
Trabalho apresentado à disciplina de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Prof. Gleiton Lima
Cornélio Procopio/PR. 2011
1. INTRODUÇÃO
O trabalho discute a conceituação sobre o Adolescente e o Ato Infracional, buscando saber os fatores que os levam ao mundo da marginalidade, e as medidas a serem tomadas para a recossialização dos mesmos. O crescente índice de violencia cometido por adolescentes, nos leva a analizar o grande impácto causado a sociedade, trazendo à tona a gravidade da situação.
Considera-se o adolescente infrator uma vitima, que acaba fasendo outras vitimas com suas atitudes. Estes em sua maioria acabam se tornando marginais, cometendo violencias de todos os tipos, trasendo para si o reflexo da violencia do meio em que vivem .A ausencia das Politicas sociais, como miseria desemprego,desigualdade,exploração,falta de Educação de qualidade,o caos na saude publica. Tais fatores sao decisivos, pois influenciarao esses adolescentes em suas caracteristicas psicologicas na construção de sua identidade. Os adolescentes, que são menor de 18 anos é inimputável; e está sujeito a uma legislacão específica e branda, visto que está em faze de desenvolvimento psicossocial, nao estando preparado para responder pelos seus atos como se adultos fossem.Assim afirma os lesgiladores do ECA.
Situando, Adolescencia, Violencia e ato infracional.
A adolescencia é uma etapa distintiva do homem, sendo marcada por diversas mudanças físicas, psiquicas e comportamental; que é influenciada por fatores sociais e culturais. (Luiz Carlos HOSORIO). Geralmente se diz que a adolescencia começa a partir de uma