O Homem Da Lagoa Santa
O Homem de Lagoa Santa
Rio Grande Da Serra
2013
Thaina Gabriela Rodrigues Gonçalves
O Homem De Lagoa Santa
Trabalho apresentado na disciplina de geografia.
Elaborado pelo professor
Edson Santos .
Rio Grande Da Serra
2013
Dedico esse trabalho
Para minha mãe um exemplo de garra e dedicação .
Resumo
O dinamarquês arqueológico Peter Lund desembarcou no Brasil em 1825 ,ele logo cara se surpreendeu com o que encontrou achou um fóssil humano que foi batizado como o Homem de Lagoa Santa ,mas isso aconteceu somente em 1832 .
Peter começou a explorou a região de Lagoa Santa, Minas Gerais, em busca de vestígios do passado. mais de 200 grutas, descobriu cerca de 12 mil fósseis. E o grande achado: foi um cemitério com 30 esqueletos humanos, ao lado de ossos de mamíferos da chamada megafauna. Eram animais de dimensões bem maiores que as atuais, como os gliptodonte e preguiças de até seis metros de comprimento e cinco toneladas.
Trabalho
O homem antigo da região de Lagoa Santa viveu há pelo menos 12 mil anos. Seus primeiros vestígios foram encontrados em 1840, por Peter Lund, na Gruta da Lapinha no Sumidouro.
A história de Lagoa Santa começa na pré-história, o período anterior ao aparecimento das escrita e do uso de metais.
O crânio do homem de Lagoa Santa, descoberto por Peter Lund na gruta do Sumidouro é considerado um dos fósseis mais importantes do mundo e usado por Darwin como uma das provas da Teoria da Evolução. Lagoa Santa foi fundada por Felipe Rodrigues em 1713 que, chegando na região de Sabarabussu, fez sociedade com um tal Rodrigues Arzão, para explorar minas de ouro, no começo do século XVIII. Desentendendo-se com o sócio,