O homem como agente Geológico
Disciplina: Geologia Geral – Professor Érico Francisco Innocente
6º semestre Noturno – Avaliação Parcial
Aluno: Michel Fernando Rodrigues da Silva
Aula Estruturada nº. 03
Tema: Pesquisa sobre “O Homem como agente Geológico”
O homem com agente geológico
Ao longo das épocas os seres humanos têm aumentado a sua complexidade intelectual, o que lhe permitiu a adquirir cada vez mais novas formas de adaptação ao meio, da forma com que lhe é conveniente no momento. Esta necessidade de melhorar a adaptação ao meio ambiente tem consequências, tornando a sua intervenção no meio em que vive cada vez mais evidente e cada vez maior. O processo de interferência humana é chamada de tecnogeno, onde o homem atua como agente geológico, ou seja, a maneira pela qual o homem interfere no funcionamento de um processo, criando processos geológicos novos, ou seja, que não existiriam sem tal interferência.
A ação do homem sobre a natureza tem consequências nas formas, processos, formações e depósitos superficiais do ambiente, como na modificação do relevo e alterações das paisagens. O homem vem criando formas de relevos e modificando os relevos terrestres, com isso modifica o modo de operação dos processos geomorfológicos.
Através de obras de engenharia, atividades de mineração e atividades agrícolas o homem remove e transporta materiais rochosos e terrosos em quantidades muito maiores que os processos geológicos naturais responsáveis pela formação das rochas sedimentares em todo o planeta.
As principais formas de intervenção humana geologicamente falando são:
Agricultura e pecuária; Mineração; Represamento de cursos d’água: energia, irrigação; Desmatamento: madeira, carvão vegetal; Obras civis.
Os geológicos são indispensáveis pois se deve conhecer exatamente quais os tipos mais comuns de solicitação que os