O históriador marxista caio prado jr. e sua obra “formação do brasil contemporâneo”.
Baseado em leitura de livros; revistas e textos que retratam tal obra
Gilberto Diêgo Oliveira de Araújo
Resumo
O artigo tem por discutir como Caio Prado Jr elevou seu pensamento sobre a formação da sociedade brasileira. Para isso, o artigo indica elabora um estudo sobre as influências sofridas e sua corrente de pensamento.
Summary
The article is to discuss how Caio Prado Jr. raised his thoughts on the formation of Brazilian society. For this, the article indicates prepare a study on the influences and suffered his chain of thought.
Introdução:
A ideia deste trabalho é entender Caio Prado no contexto da obra que faz uma análise do período colonial e de suas especificidades, inserindo a colônia em algo superior, sendo esta o resultado da evolução comercial europeia. Para voltar a essência da formação do Brasil. Mas a obra recebeu e recebe muitas críticas acerca das colocações do autor quanto ao mercado interno, escravidão e processo de independência do Brasil, mas muitos ainda tem uma imensa relevância para o conteúdo de sua obra.
A nossa colonização A obra de Caio Prado, Formação do Brasil Contemporâneo, é uma obra de profunda em seu aspecto, por isso foi um marco no momento significativo da história do Brasil: o fim do século XVIII e início do século XIX, marca uma etapa decisiva na evolução do contexto histórico do Brasil e inicia em todos os outros terrenos, social, político e econômico, uma tese nova. Com a vinda da corte portuguesa para a colônia brasileira e também todos os atos preparatórios da emancipação política do país, fornecendo um balanço final da obra realizada por três séculos de colonização. Contendo ainda, os elementos constitutivos da nacionalidade brasileira, e seria a própria chave para acompanhar e interpretar o processo histórico posterior e a resultante dele, que é o Brasil contemporâneo ao autores. Nesse conceito a montagem