O hinduísmo
Vida e Obra
Devido à falta de informação acerca de alguns factos importantes da vida de Gil Vicente, é incerto que tenha nascido no ano de 1465 para além do seu lugar de origem, apesar de poder existir a possibilidade de ser de origem minhota ou beirã. Poeta e um dos principais nomes no mundo da dramaturgia e foi considerado por muitos como o criador do teatro português.
Embora tenha mantido a tradicional representação teatral da Idade Média, também foi influenciado pela época renascentista, onde utiliza bastante o vocabulário e expressões característicos das classes sociais pertencentes à sua época, sendo esta a grande razão que traz grandes efeitos cómicos às suas obras. Para além disto, há quem o identifique como sendo o ourives conhecido principalmente por ser o autor da peça de ourivesaria do século XVI Custódia de Belém e em 1513 como sendo o mestre da balança da Casa da Moeda, ambos conhecidos pelo mesmo nome. Ao longo de três décadas, Gil Vicente animou a corte escrevendo, encenando e representando mais de quarenta autos.
A sua primeira peça de nome Auto da Visitação, ou também conhecida como o Monólogo do Vaqueiro, foi representada na noite de 8 de Junho de 1502, diante de várias pessoas, entre elas D. Maria I e de D. Manuel. Esta representação serviu como forma de celebrar o nascimento do príncipe (mais tarde rei D. João III) e foi assim considerada a grande marca histórica do teatro português.
Foi casado com Branca Bezerra, de quem teve Gaspar Vicente e Belchior Vicente. Posteriormente ao falecimento da sua primeira esposa, Gil Vicente teve outro casamento, desta vez com Melícia Rodrigues e de onde teve Paula Vicente, Luís Vicente e Valéria Borges.
Pensa-se que a o ano da sua morte terá sido o ano de 1536, pois foi a partir daí que se terá deixado de encontrar qualquer referência do seu nome nos documentos daquela época.