O gás ozônio e sua influência na atmosfera
Por outro lado, o ozônio pode trazer malefícios sendo responsável pela poluição nos grandes centros urbanos, neste caso é encontrado na troposfera: a camada mais baixa da atmosfera. O ozônio da troposfera é produzido pelo homem como resultado da fumaça gerada por motores de combustão e usinas geradoras de energia.
O escapamento dos automóveis e as emissões industriais liberam uma gama de gases de óxido nitroso (NOx) e compostos orgânicos voláteis (VOC), subprodutos da queima de gasolina e carvão. Os átomos de oxigênio liberados pelo NOx e VOC, atacam as moléculas de oxigênio e formam ozônio pela ação da luz solar.
As consequências do aumento do buraco na camada de ozônio seriam as mesmas que temos observado por consequência do efeito estufa. Aumento da temperatura na Terra e mudanças climáticas. Com o aumento da entrada de raios ultra violetas também foi observado o aumento do número de casos de câncer de pele. Mesmo com esse problema sendo aos poucos melhorado, não pode-se deixar que isso aconteça novamente. Nem com a volta do problema da camada de ozônio, nem com o efeito estufa.