Pesquisa sobre o AR
Arquitetura e Urbanismo
Meios de Expressão e Representação II.
Prof. Marcelo Mota
Alunos: Miguel Cabanillas
Isabela Accorsi
Patricia Portioli
Vitor Hugo A. Xavier.
O ar nada mais é que a mistura de gases que preenchem o espaço da Terra, ele é composto de vários elementos químicos como nitrogênio, argônio e oxigênio. Esses elementos químicos misturados compõem os gases da atmosfera se tornando elementos fundamentais para a manutenção da vida da grande maioria dos seres vivos incluindo os seres humanos.
O ar também apresenta substâncias com menor quantidade e com volumes de gotículas de água e poeira, além dessas substancias existem outras partículas que podem prejudicar a saúde do homem como bactérias e microrganismos ferindo e atingindo sua imunidade. Para saber um pouco mais sobre as substancias e a importância do ar confira os próximos tópicos.
Durante muito tempo os cientistas investigaram a existência do ar. Criaram , então, uma teoria, ou seja, imaginaram uma explicação para a existência da atmosfera terrestre. Para melhor entendermos essa explicação vamos voltar à época em que a superfície da Terra começou a se resfriar.
O resfriamento da crosta terreste produziu uma grande quantidade de gases e vapores. Uma parte dos vapores-d'água foi formando as nuvens e precipitando-se sob a forma da chuva, enquanto a outra ia ficando suspensa na própria atmosfera. Os demais gases, originados da "queima" das rochas, também iam fazendo parte da atmosfera primitiva. Assim, ela foi se transformando e se compondo dos mais diferentes gases, como o gás carbônico, o gás metano, o gás nitrogênio, o gás amônia e outros.
Nesta atmosfera primitiva, o "gás da vida", ou seja, o oxigênio, do qual tanto necessitamos, ainda não existia.
Como será então, que ele foi formado?
Para explicarem o aparecimento do gás oxigênio, os cientistas estudaram muito. Eles acreditaram que os próprios seres vivos que começaram a habitar o planeta foram os