O Guarani
Em O Guarani, de José de Alencar, um romance histórico indianista, desenrola a história pelo começo do século XVII, que descreve a civilização portuguesa, que era representada por D. Antônio de Mariz, pai de Ceci, principal personagem do romance. Ceci é amada pelos homens da história, todos demonstram seu amor por ela, de modo diferente.
1) O romance O Guarani, de José de Alencar, publicado em 1857, é um marco de ficção romântica brasileira. Destaque e comente as características mais evidentes do projeto romântico que sustentou a construção dessa obra.
O projeto romântico do livro mostra bem como diferentes amores entre os personagens envolvido na trama consegue habilitar as passagem de uma parte para outra desenvolvendo tipos de paixões diferentes e resgata o original amor indianista brasileiro entre Peri e Cecília. O personagem protagonista, o índio Peri, que é um característico herói romântico, tanto pela sua força física como pelo seu caráter representa o amor do índio Peri por Cecília, uma menina branca, para qual Peri é designado a proteger, pelo seu pai D. Antônio. No projeto romancista mostra evidentemente que o amor de Peri e deixado bem explicito por Ceci, um amor que Cecília não sentia por ele.Com isso, ganha se forma de um amor não correspondido até um certo decorrer do tempo e da proximidade dos dois. Na construção romântica há também paixões retraídas como de Isabel que guarda para si própria ate um o momento, em um ato sem querer deixa esta paixão à mostra por Álvaro. “ Por fim, vacilou: reclinando a cabeça sobre o ombro de Álvaro murmurou:
-Porque...eu te amo!( Trecho do livro O Guarani , Renata Pallottini, adaptadora. Pagina 47).
2) Na obra O Guarani, o narrador caracteriza os diferentes tipos de amor que três personagens masculinas sentem por Ceci. Como são representados os sentimentos na obra? Explique.
Peri: Idolatrava Ceci, sem nenhum pensamento