O GRAU DE SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFRJ COM A PROFISSÃO ESCOLHIDA E COM A ESTRUTURA DO CURSO DE GRADUAÇÃO
Ao compreender esse evento, torna-se possível compreender a relevância de pesquisas e testes vocacionais, que se propõem a analisar qualidades e defeitos do candidato, indicando assim qual seria a carreira mais adequada, livrando-o de uma auto orientação por vezes capciosa. Tais estratégias, por sua vez, visam não apenas o bem-estar individual, mas integram uma preocupação em formar cidadãos satisfeitos com suas escolhas profissionais.
Deste modo, o estrato correspondente aos calouros de universidades (neste trabalho, especificamente, os da Universidade Federal do Rio de Janeiro) se apresenta como um corpus mais adequado para realizar uma análise pertinente acerca das expectativas e dos níveis de satisfação destes alunos em relação ao curso e, consequentemente, à futura profissão.
O objetivo deste trabalho é identificar a satisfação dos alunos com matrícula ativa em 2011 na graduação do curso de Ciências Contábeis da UFRJ com a carreira escolhida. Para melhor concentrar a pesquisa, foram priorizados alunos cujo ingresso se deu no segundo semestre de 2010 ou no primeiro semestre de 2011. Com isto, buscou-se avaliar tanto a relação do aluno com as propostas e as particularidades do curso escolhido quanto as relações interpessoais e as perspectivas profissionais envolvidas na vida acadêmica.
Com a pesquisa quantitativa levantada por este trabalho, busca-se contribuir para uma leitura analítica e ponderada a respeito das condições de preparo que o curso em questão é,