O germinal
Com o filme se vê a relação trabalhador e máquinas, operário e capitalista, o início da greve e assim o surgimento do sindicalismo que são questões sociais históricas que é reconhecida a partir da exploração assim formando associações e seus próprios societários, então tomam consciência de classe em si.
Uma frase do filme que demonstra muito o momento da greve é a seguinte “O operário sozinho não é ninguém mas unido representa uma grande força”.
Com o início da Revolução Industrial os trabalhadores quebraram tudo na mina e os que não aderiram foram maltratados. Antes o trabalho era manual e com o passar dos anos foi transformado em máquinas sendo assim os que estavam acostumados ao trabalho manual vendiam sua mão de obra como mercadoria, que não era fácil de conseguir emprego pois virou escasso demais.
O surgimento do Serviço Social se destaca no filme no momento quem acontece atividades filantrópicas, através das caridades realizadas pelas damas da sociedade burguesa diante do quadro de miséria que se encontrava a classe trabalhadora.