O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
Autor
O livro que vos vou retratar para este 2º período tem como título: O Gato Malhado e a Andorinha, uma história de amor. Seu autor deste livro é Jorge Amado, com ilustrações a cores de Carybé. Jorge Leal Amado De Faria, ou mais simplesmente, escritor brasileiro, nasceu dia 10 de Agosto de 1912, em Itabuna e, infelizmente, morreu dia 6 de Agosto de 2001, em Salvador da Bahía, ou seja, Jorge Amado morreu com 88 anos, a sensivelmente, a 4 dias de fazer 89 anos. Este livro foi escrito em 1948 pelo escritor que já referi e teve com intenção de uma prenda do primeiro aniversário do seu filho João Jorge.
Personagens principais da obra
Gato Malhado
Andorinha Sinhá
Personagens secundárias da obra
Manhã
Tempo
Rouxinol (professor das aulas de canto da Andorinha Sinhá)
Sapo Cururu
Vaca Mocha
Cobra Cascavel
Papagaio
Resumo Da Obra Esta história fala-nos de um romance entre o Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, que se passou em quatro épocas distintas: a Primavera, o Verão, o Outono e o Inverno.
Primavera: Foi a estação do ano em que o Gato Malhado e a Andorinha Sinhá se conheceram em que ela, teve coragem de lhe chamar ” Feio” e com medo que o gato, que este era conhecido por ser muito mau, lhe matasse, mas não o fez. Entretanto aparecem os pais da Andorinha e tiram na de lá.
Verão: Esta estação foi conhecida por vários encontros entre eles, todos os animais do parque ficaram admirados com aquela situação e ainda, ficaram mais admirados quando o Gato Malhado disse à Andorinha Sinhá” – Se eu não fosse gato, te pediria para casares comigo” (pág. 76 linha 16-17). A seguir, fez-se silêncio durante uns segundos e foi-se embora.
Outono: A estação do Outono, foi quando o amor que eles tinham começou-se a desmoronar. Eles começaram-se a encontrar menos vezes até que no último dia de Outono, já a noite tinha chegado, ela anunciou ao seu grande amigo que iria casar com o Rouxinol.
Inverno: Estação marcada pelo casamento entre o Gato