O Funcionamento Da Sociedade Segundo O Positivismo
O funcionamento da sociedade segundo o positivismo
O Lorax – Em busca da trúfula perdida
Professora Juliana O. Silva
E11C
Karen Matos. N° 26. RA - 85783
Karolina Castro do Carmo. N°29. RA - 86071
Neste trabalho vamos falar sobre como o positivismo está presente no funcionamento da sociedade. Escolhemos o filme O Lorax – Em busca da trúfula perdida, a animação nos chamou atenção porque mostra uma sociedade afundada em uma forma de vida totalmente industrializada e que não dá importância à natureza e se contentam com a forma de vida padrão que é dada, mas há uma minoria que ainda se importa com o meio ambiente e vai atrás de mudança.
O Positivismo
Positivismo é uma corrente de pensamento filosófico, sociológico e político que surgiu em meados do século XIX na França. A principal ideia do positivismo era a de que o conhecimento científico devia ser reconhecido como o único conhecimento verdadeiro. Outra característica do pensamento positivista é a ideia de ciência cumulativa, ou seja, que transcultural, atingindo toda a humanidade, não importando em qual cultura surgiu ou se desenvolveu. A ideia do pensamento positivista foi centralizada em sete termos e significados, de acordo com Comte: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático.
Lições que aprendemos com o filme
No filme, o personagem Umavez-ildo deixa a vontade por fortuna subir a cabeça, ele havia prometido a Lorax que não cortaria mais árvores mas com o passar do tempo fez com que todas as árvores fossem derrubadas, nisso ele destruiu todo o Vale das Trúfulas e o estado do lugar obrigou os animais que viviam ali a procurar outro local para viver. O Vale ficou vazio, cinzento e totalmente desmatado, sobrou apenas o Umavez-ildo em uma velha casa arrependido do que fez.
Com