o fogo
O fogo é um dos quatro elementos fundamentais da natureza é, com certeza, o que causa a maior fascinação entre os mortais. Na Pré-História, foi a primeira descoberta realmente importante, permitindo aos primeiros homens obterem o calor nas noites frias, além da fantástica possibilidade de assar a carne dos animais abatidos. O fogo ainda servia para iluminar as cavernas e afastar possível animais predadores…
Desde os primórdios, a humanidade vem utilizando o fogo para diversos fins, sendo este um dos principais responsáveis pela sua sobrevivência e pelo seu progresso. Porém, algumas vezes o fogo foge ao controle do homem, provocando inúmeros desastres que, por vezes, só cessam quando consumido todo o material que o alimenta.
Por esta razão, vários estudiosos, através dos tempos, resolveram analisar profundamente o fogo, procurando identificar as suas causas, a sua composição e o seu comportamento, possibilitando, assim, o estabelecimento de procedimentos racionais para combatê-lo de maneira eficaz e segura.
O FOGO
Desenvolvimento
O Fogo é uma mistura de gases a altas temperaturas, formada em reação exotérmica de oxidação, que emite radiação eletromagnética nas faixas do infravermelho e do visível. Desse modo, o fogo pode ser entendido como uma entidade gasosa emissora de radiação e decorrente da combustão. Fundamentos químico e físico Chamamos de fogo o resultado de um processo muito termoquímico exotérmico de oxidação. Geralmente, um composto químico orgânico como o papel, a madeira (material), os plásticos, os gases de hidrocarbonetos, gasolina e outros, suceptíveis a oxidação, em contato com uma substância redução|oxidante(oxigênio da atmosfera|ar , por exemplo) necessitam de uma energia de ativação, também conhecida como temperatura de ignição. Esta energia para inflamar o combustível pode ser fornecida através de uma faísca ou de uma