O fim das doenças
MUITOS esperam encontrar alívio das dores e das doenças quando forem para o céu ao morrerem. No entanto, ao contrário das crenças populares, a esperança que a Bíblia realmente oferece à humanidade em geral é a vida num paraíso terrestre. (Salmo 37:11; 115:16) Este prometido futuro inclui saúde perfeita, felicidade e vida eterna.
Por que adoecemos e morremos? E como surgirá um mundo sem doenças? A Bíblia responde a essas perguntas.
A verdadeira causa das doenças Adão e Eva, nossos primeiros pais humanos, foram criados com corpos perfeitos e saudáveis. (Gênesis 1:31; Deuteronômio 32:4) Foram feitos com o propósito de viver para sempre na Terra. Foi só depois de se rebelarem deliberadamente contra Deus que seus corpos se tornaram suscetíveis a doenças. (Gênesis 3:17-19) Por rejeitarem a autoridade de Deus, eles cortaram seus vínculos com o Criador, a Fonte de sua vida perfeita. Eles se tornaram imperfeitos. Em resultado disso, adoeceram e morreram, assim como Deus os havia alertado. — Gênesis 2:16, 17; 5:5.
Após a rebelião, Adão e Eva podiam transmitir apenas imperfeição aos seus filhos. (Romanos 5:12) Como mencionado no artigo anterior, os cientistas hoje reconhecem a existência de disfunções herdadas que contribuem para as doenças e para a morte. Depois de uma extensiva pesquisa, um grupo de cientistas concluiu recentemente: “É uma inevitável realidade biológica, que assim que a máquina da vida passa a funcionar, o corpo invariavelmente começa a plantar as sementes de sua própria destruição.”
Não por esforços humanos A ciência hoje faz coisas notáveis na luta contra as doenças. Mas a causa das doenças é complexa demais para a ciência conseguir resolver completamente o problema. Isso não surpreende os estudantes da Bíblia, que estão familiarizados com estas palavras inspiradas por Deus: “Não confieis nos nobres, nem no filho do homem terreno, a quem não pertence a salvação.” — Salmo 146:3.
Contudo, como a Bíblia declara, “as