Pim 2
O formulário terá 14 critérios de avaliação, sendo elas pontuadas de 1 a 5. Sendo 1 para o ruim, 2 para regular, 3 para bom, 4 muito bom e 5 para ótimo.
Dentro do quadro de colaboradores da empresa os critérios usados serão: comunicação, iniciativa, facilidade de se relacionar, produtividade, flexibilidade, aptidão técnica, pontualidade, trabalho em equipe, qualidade de trabalho, equilíbrio emocional, zelo, organização, capacidade em aprender, sabe ouvir criticas, segurança e medicina do trabalho.
4.3.5 Implantação da Avaliação de Desempenho
Passos a seguir antes de preencher a avaliação de desempenho:
1) Dividir a implantação em fases, porque rodar avaliações para a empresa toda, sem antes ter um parâmetro de como será recebida pelos avaliadores e pelos avaliados, só vai trazer excesso de trabalho para o departamento de Recursos Humanos e frustração nas áreas que não conseguirem finalizar o processo dentro do prazo estipulado. Realizar a avaliação apressadamente pode gerar resultados fictícios que serão questionados no futuro, sendo que a avaliação deve ser feita com fatos reais, deixando a subjetividade para não afetar o resultado final.
2) Definir as áreas e cargos que devem participar da primeira fase de implantação da gestão por competências. Dessa forma, é possível controlar o fluxo das avaliações, podendo cobrar as áreas que não cumprirem o prazo inicial e acompanhar os resultados, podendo ajudar o gestor no melhor preenchimento no plano de ação de cada colaborador.
3) Apresentar o conceito de gestão por competências e feedback para os gestores das áreas definidas no terceiro