O FAZER DO ASSISTENTE SOCIAL EM ATENDIMENTO AS FAMILIAS
Desestrutura familiar.
A prática profissional dos assistentes sociais com famílias acompanha a história da profissão e nos leva a buscar formas de atendimento mais eficazes e efetivas.
A finalidade dos serviços concentra-se na área da assistência, seguida da educação e da pesquisa, existem diferentes meios onde se sobressaem:
Os encaminhamentos;
As visitas domiciliares;
O estudo;
O parecer social.
A forma de atuação transita entre a disciplinaridade e a indisciplinaridade. O trabalho com famílias envolve quatro etapas:
1º entrada na família
2º identificação
3º acompanhamento
4º desligamento
A família vem sendo contemplada de maneira fragmentada, ou seja, cada integrante da unidade familiar é visto de forma individualizada, descontextuada e portador de um problema. Tendo em vista isto,um dos desafios da profissão é a busca de metodologias para trabalhar a família como um grupo com necessidades próprias e únicas.
Os materiais e os métodos para atendimento as famílias são vários, dentre eles vamos ressaltar o estudo exploratório, de natureza qualitativa.
Para a coleta de dados deve-se construir um relatório de entrevista semi estruturado.
As entrevistas podem ser gravadas após a autorização do entrevistado. Durante a entrevista devem-se esclarecer os objetivos da pesquisa e observância aos preceitos éticos que nos norteiam o sigilo e os direitos das pessoas, grupos, famílias e instituições envolvidas.
Finalidade dos serviços no atendimento às famílias:
As ações desenvolvidas concentram-se nas áreas da assistência, da educação e da pesquisa.
O serviço de orientação às famílias, grupos com adolescentes para integra-los a sociedade, é de fundamental importância. Elas estão buscando mais os seus direitos. O vínculo que o assistente social tem com as famílias é muito bom. Elas sentem confiança para estar buscando esclarecimentos,locais certos para atendimentos.Elas sentem que podem contar com o